Escolher um kimono de karatê pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, vamos te ensinar tudo que você precisa fazer para fazer a melhor escolha em 2024.
Para você não cair em uma roubada, vamos falar sobre kimono de karatê em cada um dos tópicos abaixo:
Melhores marcas importadas e nacionais
O tamanho ideal
A diferença do kimono de karatê para outras artes marciais
Ao iniciar esta arte, deve-se procurar por um kimono específico para karatê. Isso porque há um tipo de kimono para cada arte marcial.
O kimono de karatê é mais fino, curto e leve que o kimono de judo e jiu jitsu. Isso porque o karatê, conhecido por seus socos e chutes, exige mais agilidade e mobilidade, enquanto o judo e jiu jitsu exigem um kimono mais resistente para aguentar as pegadas e derrubadas que ocorrem quanto uma pessoa tenta jogar a outra no chão.
A cor
Alguns dojos podem até aceitar alguma cor diferente de kimono, como preta, vermelha ou rosa, mas absolutamente TODOS aceitam o kimono branco.
O kimono branco representa a pureza, e foi "herdado" do judo como sendo o padrão pelo fundador do karate, Gichin Funakoshi. Portanto, nossa recomendação é sempre utilizar o kimono branco.
Tipos de tecido
Aqui é onde o iniciante começa a ficar confuso, mas estamos aqui para ajudar. Há uma variedade de tecidos, e vamos falar em ordem de popularidade:
Medium Canvas, ou Lona K10: é feito de 100% algodão. Este é o tecido mais utilizado por praticantes de karatê, pois é versátil, seu caimento é ótimo no corpo e não é muito pesado. Se bem cuidado, costuma durar anos.
Brim: é o tecido mais utilizados por crianças iniciantes, pois é barato e leve. Não é muito durável e a qualidade é consideravelmente inferior, então costuma ser o kimono inicial antes de comprar um Medium Canvas ou Lightweight.
Lightweight, ou PA: é um tecido misto de Poliéster e algodão. Ele é mais leve e confortável que o Medium Canvas. Costuma ser um ótimo primeiro kimono para adultos, pois tem a durabilidade bem similar ao de um Medium Canvas e é fácil de se adaptar. Também tem o ponto positivo de ser mais fáicl para passar e mais rápido para secar.
Heavy Canvas, ou Lona K12: assim como o K10 Medium Canvas, também é feito de 100% algodão. Entretanto, este tecido é bem mais grosso e pesado, e é mais utilizado para competições de kata, pois fica com um melhor caimento no corpo. Entretanto, é muito menos confortável para a utilização nos treinos.
Microfibra: É um pouco melhor que o brim. Entretanto, não possui caimento muito bom, pois tem o aspecto "caido" (bem diferente do Medium Canvas, Lightweight e Heavy Canvas).
A qualidade
Ninguém quer comprar um kimono que logo nos primeiros treinos já rasga ou descostura, né? Por isso, um dos indicadores de qualidade é o acabamento das costuras do kimono.
Uma dica é observar as costuras nas golas, mangas e barras. Quanto maior o número de costuras e melhor a qualidade da linha utilizada, melhor será o karategi.
Outro detalhe é se o kimono possui reforços. Um bom ponto para ver isto é nesta divisão entra as laterais do kimono, aonde o "cordinha" fica presa. Se, ao abrir o kimono, ele possuir este reforço, é um ótimo sinal; este é geralmente o ponto mais sensível do kimono, pois a "cordinha" frequentemente estoura e abre a costura.
Kimono para competições de karate
Tudo que vimos aqui até agora é voltado aos treinos diários de karatê, porém quando falamos de competições entra um outro fator aqui: a homologação.
Cada campeonato possui suas próprias regras, ditadas pela organização, e algumas exigem um kimono de karatê homologado. Isso significa que o kimono deverá ter um "selinho" da organização, como a CBK (Confederação Brasileira de Karatê) ou a WKF (World Karate Federation).
Uma questão importante é que, assim como o karatê é segmentado entre dojos mais tradicionais e dojos com foco maior em competição, as marcas de kimonos de karate também são. Assim, algumas ótimas marcas não trabalham como selos homologados, pois são marcas de karate tradicional e sem foco em competição.
Melhores marcas importadas e nacionais
Por fim, vamos falar sobre as principais marcas de kimono de karatê do Brasil e do mundo.
O primeiro ponto é que as marcas importadas são consideravelmente mais caras, facilmente passando dos R$ 1000, e por isso geralmente quem as utiliza são karatecas mais experientes, que realmente querem investir mais por um produto de mais qualidade. Além disso, as marcas importadas não são facilmente encontradas em lojas do Brasil, sendo que a maioria das compras é realizada diretamente no site do fabricante e o pedido é feito via importação, que pode inclusive acarretar em custos alfandegários.
O segundo ponto é que há poucas marcas brasileiras de qualidade, então aconselhamos a não arriscar em marcas desconhecidas.
Se quiser saber quais são as marcas de kimono de karatê que recomendamos, fizemos uma postagem completa sobre as melhores marcas aqui.
Uma ótima dica é sempre focar em marcas que vendem exclusivamente kimono de karatê, pois as marcas que produzem produtos de várias artes marciais geralmente tem uma qualidade inferior.
O tamanho ideal
Aqui é um outro ponto de dificuldade, bem comum, pois cada marca de kimono de karate possui um tipo de numeração diferente.
Para encontrar o seu tamanho, é necessário sempre consultar a tabela de medidas da marca e do modelo escolhido, que geralmente você encontra na página dos produtos.
Conclusões
Comprar seu karategi não é uma tarefa muito fácil, pois se trata de um mercado muito nichado e específico, e as informações não são claras na internet. Compre sempre um karategi BRANCO, de um tecido que faça sentido para você - provavelmente o Brim se for infantil e Medium Canvas (K10) ou Lightweight (PA) se for adulto, e com boa qualidade e reforçado. Se seu karatê é focado em competição, procure uma marca com homologação. E fique sempre atento ao tamanho, visto que cada marca utiliza uma numeração diferente.
Comments