O Karatê é uma arte marcial japonesa desenvolvida para auto defesa em Okinawa, sob forte influência das disciplinas guerreiras (budo). A palavra karatê em si significa "mãos vazias" em japonês, pois a arte foi desenvolvida sem utilização de armas ou objetos.
No Japão também foi acrescentado a partícula “do” (karate-do), que significa “caminho”, para designar à luta os aspectos filosóficos cujas técnicas visam aprimorar o corpo e a mente.
Atualmente, o karatê também é considerado um esporte (inclusive olímpico). Para que isto pudesse ocorrer, foram estabelecidas regras para se evitar ferimentos e lesões graves, como o uso de protetores e luvas. Além disso o karatê esportivo (voltado à competições) é conhecido por ser bem mais veloz, pois pontua o primeiro a acertar o golpe, ao passo que costuma ser visto como bem menos técnico e forte que o karate-do.

Quem pode praticar karatê?
O karatê é bem democrático: pode ser praticado por homens e mulheres. Alguns dojos iniciam crianças de 3 a 6 anos na arte marcial, com aulas mais lúdicas e voltadas ao público infantil ou treinos coletivos em famílias. Não há limite superior de idade: o que acontece é que quanto mais idosa é a pessoa, menos força será empregada no treino.

Estilos de Karatê
O estilo de karatê mais praticado no Brasil e no mundo é o Shotokan, porém temos outros estilos, como:
Kyokushin
Goju-Ryu
Shito-Ryu
Wado-Ryu
Sorin-Ryu
Os estilos se diferenciam muito por suas técnicas, katas e até mesmo filosofias.
Graduações no karatê
O nível de experiência de um carateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas (classe Kyu), na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom. Assim, sempre que observamos um aluno faixa branca, sabemos se tratar de um iniciante.
Após as faixas coloridas, o próximo nível é a faixa preta. Á partir daí, são considerados níveis de Dans. Por exemplo, um carateca que acabou de pegar a faixa-preta é 1º Dan. No Sistema Shotokan são definidos 10 níveis de Dans.
Atualmente, no estilo Shotokan no Brasil, há 3 caratecas com o 6º Dan pela JKA (maior associação de karatê do mundo), sendo este a maior graduação dada a brasileiros até o momento. Todavia, há karatecas não brasileiros e que residem aqui com maior graduação, como o sr. Machida, pai do lutador de MMA Lyoto Machida.
Budô - a filosofia do karatê
São 5 os princípios fundamentais karatê-do (disciplina do budo):
“Esforçar-se para a formação do caráter.
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
Criar o intuito do esforço.
Respeito acima de tudo.
Conter o espírito de agressão”.