O que é e como surgiu o karatê?

Atualizado: Jan 7

Karatê é uma arte marcial japonesa desenvolvida em Okinawa, sob forte influência das disciplinas guerreiras japonesas (budo). A palavra karatê em si significa "mãos vazias" em japonês, pois a arte foi desenvolvida para auto defesa sem utilização de armas ou objetos.


No Japão também foi acrescentado a partícula “do” (karate-do), que significa “caminho”, para designar à luta os aspectos filosóficos cujas técnicas visam aprimorar o corpo e a mente.


Atualmente, o karatê também é considerado um esporte (inclusive olímpico). Para que isto pudesse ocorrer, foram estabelecidas regras para se evitar ferimentos e lesões graves, como o uso de protetores e luvas. Além disso o karatê esportivo (voltado à competições) é conhecido por ser bem mais veloz, pois pontua o primeiro a acertar o golpe, ao passo que costuma ser visto como bem menos técnico e forte que o karate-do.



Quem pode praticar karatê?


O karatê é bem democrático: pode ser praticado por homens e mulheres. Alguns dojos iniciam crianças de 3 a 6 anos na arte marcial, com aulas mais lúdicas e voltadas ao público infantil ou treinos coletivos em famílias. Não há limite superior de idade: o que acontece é que quanto mais idosa é a pessoa, menos força será empregada no treino.



Estilos de Karatê


O estilo de karatê mais praticado no Brasil e no mundo é o Shotokan, porém temos outros estilos, como:

  • Kyokushin

  • Goju-Ryu

  • Shito-Ryu

  • Wado-Ryu

  • Sorin-Ryu

Os estilos se diferenciam muito por suas técnicas, katas e até mesmo filosofias.



Graduações no karatê


O nível de experiência de um carateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas (classe Kyu), na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom. Assim, sempre que observamos um aluno faixa branca, sabemos se tratar de um iniciante.


Após as faixas coloridas, o próximo nível é a faixa preta. Á partir daí, são considerados níveis de Dans. Por exemplo, um carateca que acabou de pegar a faixa-preta é 1º Dan. No Sistema Shotokan são definidos 10 níveis de Dans.


Atualmente, no estilo Shotokan no Brasil, há 3 caratecas com o 6º Dan pela JKA (maior associação de karatê do mundo), sendo este a maior graduação dada a brasileiros até o momento. Todavia, há karatecas não brasileiros e que residem aqui com maior graduação, como o sr. Machida, pai do lutador de MMA Lyoto Machida.



Budô - a filosofia do karatê


São 5 os princípios fundamentais karatê-do (disciplina do budo):


“Esforçar-se para a formação do caráter.

Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

Criar o intuito do esforço.

Respeito acima de tudo.

Conter o espírito de agressão”.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo